top of page
image.png

A Canoagem Onda é uma modalidade da CBCa que possui 3 segmentos distintos: Waveski, Kayaksurf e Sharkpaddle. Todos são praticados exclusivamente em praias, pois o praticante precisa de ondas para mostrar toda sua radicalidade ao executar manobras de surf.

 

Pequenas canoas de pesca foram as precursoras deste esporte, que tomou forma a partir da criação dos caiaques de passeio, na década de 60, nas praias da Califórnia. No Brasil, o esporte apareceu nas praias paulistas e fluminenses a partir da década de 80, quando foram realizadas suas primeiras competições.

  WAVESKI

 

Esta modalidade consiste em um pequeno caiaque aberto com formato bem similar a uma prancha de surf, o atleta fica preso por alças de pés e por um cinturão.

 


 

                                                                                                     Marcelo Cunha- atleta de Waveski

 

  KAYAKSURF

 

Esta modalidade é praticada em um pequeno caiaque, o atleta fica com as pernas completamente dentro da embarcação, que possui uma carenagem fechada e um saiote que impede a entrada de água.



                                                                                                   Gustavo Ennes - atleta de kayaksurf

  SHARKPADDLE

 

Esporte criado pelo paulista Alexandre Pierre Mattei, em 2011, e que veio a se tornar o primeiro esporte brasileiro no segmento marítimo. Em 2014 a CBCa fez sua homologação oficial, completando a Canoagem Onda com mais uma modalidade radical e inovadora.

 

No Sharkpaddle o praticante pode surfar sentado e de pé na mesma onda, possibilitando um show de surf totalmente inovador, e o melhor – um Esporte brasileiro!







 


                                                                   
           Alexandre Mattei- inventor do Sharkpaddle (Foto: Dri Pimentel)



fonte: http://www.canoagem.org.br/
 

image.png
image.png
image.png
bottom of page